A Fitoterapia
- Benito Rizzi
- 1 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de jan. de 2021

É a utilização de plantas para o tratamento de doenças. Todo produto farmacêutico, seja extrato, tintura, pomada, cremes, géis ou cápsula, que utiliza como matéria-prima qualquer parte de uma planta pode ser considerado um medicamento fitoterápico.
Fitoterápicos são considerados medicamentos produzidos a partir de partes de plantas (folha, caule, raiz, semente, etc.) cuja eficácia é assegurada no tratamento de determinadas doenças.
Eles podem causar diversas reações adversas se o profissional não tiver experiência na sua indicação e conhecer as interações medicamentosas que ele pode fazer com os medicamentos alopáticos.
A Planta medicinal é utilizada para aliviar ou curar enfermidades com base em seu uso popular, comunidade e deve-se, também, verificar a sua evidência cientifica. Quando usa-se as plantas medicinais as mesmas não são submetidas a um processo industrializado de fabricação, pois normalmente é utilizada a mesma, na sua apresentação in natura seca e ou verde no preparo de chás, banhos de acento, compressas, cataplasma e banhos de imersão.
Apresentam indicação para a maioria das doenças e alivio de sintomas, desde de que bem indicadas para cada caso.
Comments